Atendimento: (62) 3467-1140
ouvidoria@teresinadegoias.go.gov.br


Teresina de Goiás

HISTÓRIA DE NOSSA CIDADE

O município de Teresina de Goiás localiza-se no nordeste da Chapada dos Veadeiros, região nordeste do estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil, com um área de 774,635 km², a população estimada de 2.915 habitantes e densidade 4,5 hab./km². Este município surgiu da iniciativa de três homens e duas mulheres, Delfino Szeerquins, José da Costa e Joaquim de Souza Fagundes, Joaquina Nunes Bandeira e Antônia Francisca Lopes, que em 1960 decidiram criar um loteamento no entorno de Cavalcante com Campos Belos, na antiga GO-012.

As terras pertenciam à esposa de Joaquim de Souza. E foi ele quem primeiro se estabeleceu no local. A vila que começou a se formar pertencia ao município de Cavalcante. Em 1968 ganhou a condição de distrito de Cavalcante. Devido ao seu rápido crescimento, o distrito foi emancipado em 14 de janeiro de 1988, e em 1989 teve sua primeira eleição. Atualmente, Teresina de Goiás é o município mais novo da Chapada dos Veadeiros e apesar de ter muitos atrativos naturais ainda não tem uma grande estrutura voltada para o turismo. O município é cortado pela GO 118 e pela GO-241, que dá acesso a Cavalcante. Na fundação da cidade de Teresina de Goiás, participou também o Sr. Jorjari Berto da Costa Ferreira, filho de Osório da Costa Ferreira.

Estes foram os primeiros a chegarem neste território. Os dois vieram de Nova Roma-GO, cidade vizinha. Quando chegaram, armaram uma pequena cabana embaixo de um pé de pequi e começaram a cultivar terras pela redondeza. A partir daí os acima citados, tiveram conhecimento e resolveram se unir aos dois. Começando, portanto a nova cidade teresinense. O Sr. Osório era um homem de grande sabedoria, e as pessoas sempre o consulta antes de tomar as decisões, ele trabalhava como carpinteiro. Ofício que fora passado para seu filho Jorjari Berto, que atualmente mora em Brasília-DF com sua família.

Este possui a mais extensa área de terra particular no solo desta pequena cidade, cuja terra atualmente está sendo vendida por ele mesmo para formação de novos bairros e contudo, contribuir com o crescimento e desenvolvimento de Teresina, cidade pela qual tem grande apreço, pois encontra-se nesta cidade e seu arredores uma incomensurável variedade de frutas, vegetação, animais e sobretudo de riquezas naturais. Sendo considerada a cidade que possui a maior riqueza natural do Centro Oeste do Brasil.

 

GEOGRAFIA DE NOSSA CIDADE

Sua população estimada em 2004 era de 3.207 habitantes. Nesta cidade e seu arredores uma incomensurável variedade de frutas, vegetação, animais e sobretudo de riquezas naturais. Sendo considerada a cidade que possui a maior riqueza natural do Centro Oeste do Brasil.

 

PREVISÃO DO TEMPO

 

 

 



© 2017 Prefeitura Municipal de Teresina de Goiás - Todos os direitos reservados